Escolha uma Página

Muito se fala sobre qualidade de ar em ambientes fechados, sobre a poluição interna de ambientes.

Inevitavelmente a “culpa” recai sobre o carpete, mas até que ponto o carpete é o real responsável?

Estudos conduzidos pelo Carpet and Rug Institute nos Estados Unidos levam a crer que na verdade o carpete contribui a melhor qualidade do ar pois age como um filtro que prende partículas em suas fibras. Qualquer sujidade que cai sobre o carpete, tente a ficar presa em suas fibras até que seja removida através de aspiração mecânica. Superfícies lisas como pisos frios permitem que sujidades aéreas circulem livremente deixando o ar mais poluído.

Doenças respiratórias são oriundas da ausência de um plano de limpeza nos carpetes OU por ações errôneas no processo de limpeza do carpete. Um ambiente limpo e saudável vem de ações bem programadas e bem realizadas. Quando um bom plano está em ação o carpete não é um causador de doenças.

A questão principal reside na manutenção efetuada no carpete. É comum associar a limpeza do carpete a um processo esporádico e pontual quando é na verdade um processo continuo e paulatino. Um carpete negligenciado pode sim se tornar uma fonte de poluentes e má aparência, mas não precisa ser assim.

Fábricas de carpetes nos Estados Unidos tem diferentes manuais de manutenção onde tudo é claramente explicado, basta que a empresa que se propõe a realizar a limpeza siga a risca o que diz o manual. Desta forma não existe desgaste pré-maturo ou resíduos químicos desnecessários no carpete. A limpeza realizada não deve deixar resíduos visíveis no carpete, tais resíduos químicos são agentes contaminantes e precisam ser removidos no processo de limpeza.

Siga esses passos:

  1. Obtenha o manual de manutenção de seu carpete.
  2. Verifique o método indicado pelo fabricante do carpete para limpeza
  3. Verifique se a prestadora de serviço selecionada tem um programa aderente ao exigido pelo fabricante.
  4. Exija e comprove certificações.

Estabeleça e siga um plano de ação para limpeza dos carpetes, os benefícios são inúmeros. Carpetes bem mantidos duram muito mais gerando economia em vários aspectos:

  • Redução da pegada ecológica da empresa evitando trocas pré-maturas
  • Saúde aos ocupantes do espaço
  • Redução em contas elétricas devido a isolação térmica

Fonte: cleancarpet

× Como posso te ajudar?